No dia 14 de Novembro é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Que é um mal silencioso, mas que mata mais do que muita gente possa imaginar.
Segundo recentes dados divulgados (Ano/Ref 2010) pelo Ministério da Saúde, o diabetes matou mais do que a Aids (Previna-se. Use camisinha). 50.000 contra 12.000 da última. Isso mostra que é necessário mudarmos esse cenário com informações, orientações e campanhas de prevenção. Para que alcancemos níveis mais toleráveis de doentes por diabetes e diminuição das mortes. Para a última, a implantação das Academias Cariocas de Saúde é uma das ferramentas fundamentais neste processo de controle da doença..
Para um conhecimento maior desta doença, em 2013, o Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, realizará o I Censo de Saúde. Onde haverá coleta de sangue para traçar o perfil do diabético no Brasil.
Previna-se, caso tenha pré-disposição à doença ou se já tem, procure um profissional de saúde através da Clínica da Família ou alguma Unidade Básica de Saúde. Lembre-se, o diabetes não tem cura. Porém, o tratamento existe.