quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Focos Dentários: Risco de não cuidar da Saúde Bucal

Problemas bucais podem ser responsáveis por mais dor de cabeça que apenas cáries e tártaros. A falta de cuidados leva ao desenvolvimento de focos dentários que, se não forem tratados, podem resultar em doenças nos diversos sistemas, como o cardiovascular, o respiratório e, principalmente, o locomotor.
“O micro-organismo entra pela corrente sanguínea e segue para outros órgãos, especialmente aqueles já fragilizados por outro tipo de infecção”, explica o dentista Rafael Metropolo, da Academia Europeia de Ossointegração. “Problemas na gengiva são os principais causadores dos focos bucais”, complementa o especialista.
De acordo com médicos do esporte, até 30% das lesões musculares dos jogadores profissionais de futebol são originadas de focos dentários. Além das lesões, esportistas e pessoas sedentárias ainda podem desenvolver série de doenças a partir dos focos dentários, como a asterosclerose, o enfarte e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas.
“Atualmente, a medicina bucal é fundamental para o tratamento de lesões. Não apenas o aspecto cárie, mas os problemas infecciosos e os traumatismos nesta área podem dificultar e muito a recuperação de uma lesão muscular aparentemente simples”, destaca o ortopedista José Luiz Runco, médico da Seleção Brasileira e do futebol profissional do Flamengo.
A atenção com a saúde bucal deve ser redobrada em mulheres grávidas, já que a presença de vírus e bactérias no organismo acentua a perda de peso e pode levar até a um parto prematuro.
A única forma de evitar focos dentários é a prevenção. Pressões na arcada dentária por sisos e cáries — que podem evoluir para infecções odontogênicas a partir da entrada de bactérias —, além de inflamações nas gengivas, devem ser tratados com atenção.
“É importante ir ao dentista. Pela estrutura do trabalho, jogadores de futebol profissional, principalmente, acabam se cuidando mais. O problema é quando falta atenção à saúde bucal”, observa o ortopedista José Luiz Runco.
“Se o paciente for saudável em relações bucais, tem boa chance de se prevenir dos focos. O ideal é fazer revisão com o dentista de seis em seis meses, pelo menos”, diz Rafael Metropolo.
Para evitar transtornos com seus jogadores, o Flamengo investe na saúde dental. A equipe juniores tem acompanhamento constante de uma dentista. O investimento tem rendido bons frutos: na última temporada, só um jo teve suspeita de focos dentários.
Fonte: O Dia Online

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

AV. Dos Magistérios, S/N - Praia da Rosa - Ilha do Governador - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2462-4720

Tecnologia do Blogger.

Seguidores